Em abril de 2024, a HubSpot perguntou a 537 profissionais de marketing por e-mail. De vários setores nos EUA se o marketing por e-mail era inbound ou outbound — 51% disseram que era inbound. Enquanto 49% acreditavam que era outbound. É fascinante ver como as opiniões diferem sobre esse tópico, mesmo entre profissionais.
Como um líder de marketing experiente, sempre abordei o marketing por e-mail com uma mistura de ambas as perspectivas. Então, vou me aprofundar no que são e-mails de entrada e saída e como eles diferem. Também compartilharei alguns exemplos e insights de outros especialistas.
Baixe agora: Modelo de planejamento de marketing por e-mail
Índice
- O que é marketing de entrada por e-mail?
- O que é marketing de saída por e-mail?
- Marketing de e-mail de entrada x de saída
- Exemplos de marketing por e-mail de entrada
- Exemplos de marketing por e-mail de saída
O que é marketing de entrada por e-mail?
O marketing por e-mail de entrada atrai clientes criando conteúdo valioso e experiências personalizadas .
Eu envio e-mails de entrada para leads lista executiva de nível c que já demonstraram. Interesse em meus produtos ou se inscreveram na minha lista de e-mails. Exemplos desses e-mails incluem boletins informativos, resumos de conteúdo e códigos de desconto para clientes recorrentes.
Agora, o marketing por e-mail é inerentemente inbound, como 51% dos profissionais de marketing pensam?
Justin Premick , ex-diretor de marketing de conteúdo da AWeber , um serviço de marketing por e-mail, diria: “Se você estiver fazendo marketing por e-mail corretamente, ele é inbound”.
No entanto,Melanie Attia , ex-gerente de marketing de produtos da Campaigner , uma plataforma de automação de e-mail e marketing, afirma: “O marketing por e-mail consiste em engajar-se em um diálogo que é tanto de entrada quanto de saída”.
Para ajudar você a entender melhor o que significa marketing de entrada, vamos explorar seus principais aspectos:
- Público e engajamento.
- Alcance e velocidade.
- Custo.
Público e engajamento
O marketing de e-mail de entrada segue o funil de vendas, onde você desenvolve um plano de conteúdo para cada estágio da jornada do comprador. As etapas incluem atrair estranhos, envolver clientes em potencial e garantir clientes.
O primeiro passo desse processo é criar reconhecimento da marca por meio de postagens em blogs, mídias sociais e marketing de mecanismos de busca (SEM).
Ele chega ao segundo passo, onde os clientes expressam interesse. Eles escolhem se juntar à sua lista de e-mail ou seguir suas contas de mídia social. O marketing de e-mail de entrada acontece durante esse estágio.
Como o marketing de entrada se concentra no envio de mensagens personalizadas às partes interessadas, descobri que ele aumenta as chances de os clientes concluírem a jornada de compra e efetuarem uma compra.
Na verdade, cerca de 75% dos profissionais de marketing acreditam que uma experiência personalizada aumenta as vendas e a probabilidade de um cliente potencial se tornar um comprador recorrente.
Alcance e Velocidade
Com o marketing de e-mail de entrada, o objetivo é atrair um público interessado. Eu uso conteúdo, como boletins informativos e notícias do setor, para atrair clientes em potencial. Esse processo leva tempo porque depende de crescimento orgânico e engajamento.
Ao construir minha primeira lista de e-mail, levei pelo menos seis meses de persistência para atingir o marco de mil assinantes. No entanto, o mesmo crescimento acontece muito mais rápido para o marketing de e-mail de saída, como você verá em breve.
Custo
O custo não afeta se o marketing por e-mail é inbound ou outbound. No entanto, Eliot Vancil , sócio-gerente da Fuel Logic , um serviço de entrega de combustível, faz um ponto convincente: “Se você quer expandir seu negócio e manter os custos baixos, o inbound é o caminho.”
Concordo com ele. O inbound marketing custa muito menos do que as táticas outbound por alguns motivos. Primeiro, o retorno sobre o investimento (ROI) é maior , já que estou mirando uma lista de leads quentes.
Como resultado, o custo de aquisição e nutrição é muito agent email list menor em comparação aos leads frios, que podem precisar de mais esforço e recursos para gerar reconhecimento e confiança.
Em segundo lugar, as listas de entrada tendem a ter menos assinantes nos estágios iniciais , o que reduz os custos dos provedores de serviços de e-mail, já que eles geralmente cobram pelo número de e-mails enviados.
No meu caso, eu uso o HubSpot Marketing Hub . Ele me permite enviar até 2.000 e-mails por mês de graça, então eu posso aumentar minha lista de e-mails enquanto mantenho os custos baixos.
O que é marketing de saída por e-mail?
No marketing de e-mail de saída, você alcança clientes em potencial que não se inscreveram para receber e-mails seus . Então, naturalmente, algumas pessoas consideram esses e-mails disruptivos.
Dito isso, não há como negar que e-mails de saída têm seu lugar, especialmente quando você está procurando causar um impacto imediato. É por isso que 23% dos vendedores usam e-mails frios para entrar em contato com clientes em potencial.
A LawnStarter , uma empresa de cuidados com gramados, usa e-mails de saída para anunciar sua presença ao entrar em um novo mercado. O CEO Ryan Farle diz: “Uma lista bem organizada de proprietários e administradores de propriedades pode rapidamente obter várias conversões para nós quando chegamos ao mercado pela primeira vez.”
Então, como o marketing de e-mail outbound difere do inbound? Vou cobrir os três aspectos principais.
Público e engajamento
Enquanto os e-mails de entrada são direcionados apenas a pessoas que demonstraram interesse em suas ofertas, os e-mails de saída não exigem que os destinatários optem por recebê-los.
A maioria das empresas comprará listas de e-mail e basicamente fará uma “ligação fria” para seu público-alvo. O objetivo dessa tática é atingir um público mais amplo, independentemente do interesse expresso.
Alcance e Velocidade
Comparado às táticas de entrada, o marketing por e-mail de saída oferece um alcance maior em menos tempo.
Por quê? Porque o objetivo dos e-mails de saída é empurrar. Colt Agar , chefe de marketing da Red Stag Fulfillment , uma empresa de atendimento de pedidos, diz que o marketing de saída é “muito voltado para vendas”.
Os profissionais de marketing divulgam suas mensagens para o maior número possível de pessoas, na esperança de aumentar o reconhecimento da marca, as taxas de cliques e as taxas de conversão.
Embora e-mails de saída possam construir uma lista maior em um período mais curto, minhas taxas de cancelamento de assinatura aumentam um pouco quando envio e-mails frios. E-mails de saída são e-mails não solicitados. Então, é natural que as pessoas cancelem a assinatura de e-mails que não pediram.